segunda-feira, 24 de março de 2025

MENSAGEM AOS FUTUROS GOVERNADORES DE DISTRITO

 

MENSAGEM AOS FUTUROS

GOVERNADORES DE DISTRITO

 

 

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI (*)

 

 

            Estamos nos aproximando do mês de abril do presente ano leonístico e, com ele, às portas da realização das Convenções Distritais em todos os Distritos que compõem os nossos Múltiplos. 

 

E, durante as Convenções Distritais haverá, necessariamente, a eleição dos futuros Vice-Governadores das respectivas unidades distritais.  É para estes que desejo endereçar minha modesta mensagem de hoje.

 

Caríssimos futuros Governadores de Distrito:

 

            Coletei as observações abaixo em escritos leonísticos que tenho registrados em meu poder e que, prazerosamente, repasso a vocês como simples colaboração para auxiliá-los no planejamento das suas futuras gestões:

 

1)     As Governadorias devem avaliar criteriosamente se a busca ansiosa pela fundação de novos Clubes (que indiscutivelmente é necessária) não deveria, primeiro, ser substituída pelo resgate daqueles Clubes existentes que passam por dificuldades e daqueles que sabidamente estão a caminho de um eventual encerramento das atividades, devido especialmente à excessiva evasão e desinteresse dos associados.   As Governadorias devem, de início, fazer um trabalho sério de retenção e recuperação.

 

2)     A escolha dos Assessores pelas Governadorias deve ser feita com a maior sabedoria possível, bem como deve ser revisto o número exagerado de cargos sem verdadeira ocupação, cuidando para que o trabalho de quem efetivamente contribui para as atividades do Distrito seja justamente reconhecido.

 

3)     Os PDGs que serão indicados para composição da indispensável Comissão de Finanças, a par de serem dotados de notório saber leonístico, precisam igualmente ter familiaridade com assuntos relacionados com as especialidades contábil/financeira, pois serão parte importante e tem responsabilidade direta com a aprovação das contas de cada Governadoria.

 

4)     Cobrar melhor atuação dos presidentes de Região (onde houver) e Divisão junto aos Clubes é requisito essencial, a fim de não deixar baixar a chama de entusiasmo dos respectivos presidentes e criar situações motivacionais.  Observação importante:  os titulares desses cargos, ANTES DA NOMEAÇÃO, devem ser previamente consultados sobre a disponibilidade que têm para aceitar e cumprir as atribuições, devendo ser alertados, inclusive, sobre a obrigatoriedade de participarem das reuniões administrativa do Conselho do Gabinete Distrital, que normalmente são realizadas nas tardes dos sábados que antecedem as reuniões dominicais.

 

5)     Maior atenção por parte das Governadorias quanto à criatividade nos assuntos e palestras incluídos e abordados nas pautas das Reuniões e Convenções Distritais, para que não haja perda de entusiasmo pelos participantes ou mesmo algum gasto sem retorno visando o bem do leonismo.

 

6)     Criar um rigoroso e prático programa de treinamento para preparação dos futuros dirigentes, ministrado por quem tenha o devido conhecimento e saiba transmiti-lo com a devida propriedade, preponderantemente na Escola de Dirigentes.

 

7)     Incentivar a realização seminários e Escolas de Liderança.

 

8)     O envio de sugestões para realização de trabalhos que não coadunam com a realidade dos Clubes e suas respectivas comunidades devem ser abolidas pelas Governadorias.

 

9)     É necessário maior cuidado dos dirigentes distritais quanto a atos que possam causar indignação e repulsa aos associados.

 

10)           É necessário maior estímulo para angariar, cada vez mais, a participação da juventude no movimento leonístico.

 

            Governadores que encerram seus mandatos, embora poucos, têm por hábito editarem os ANAIS da respetiva gestão.  É a história ou narração organizada de atos e fatos ocorridos durante o ano leonístico.  E um registro que dá brilho ao encerramento de um mandato, EMBORA HAJA CUSTOS E NECESSIDADE DE PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA para edição dessa publicação.

 

            Como se organiza os ANAIS?  O primeiro passo é estudar o formato e a tiragem do que pretendem.  Depois, selecionar os documentos básicos que possibilitam a composição da edição, e que compreendem:  1) Coleção de atas dos três Conselhos Distritais e da Convenção;  2) Evolução do quadro associativo do Distrito, Clube por Clube, com as posições em 01 de julho a 30 de junho do ano leonístico;  3) Mapa com o resultado do Concurso de Eficiência;  4) Histórico e datas das visitas oficiais do Governador;  5) Principais acontecimentos registrados no Distrito durante o ano leonístico, inclusive campanhas das Assessorias;  6) Relatórios dos presidentes de Região e Divisão;  7) Relatórios financeiros (balanços da Tesouraria);  8) Relatório da Mútua Leonística.

 

            Aceitem as sugestões acima, encareço novamente, estimados Vice-Governadores, como simples e mera colaboração para com suas futuras gestões.

 

            Um fraterno abraço e sucesso em suas missões.


 

(*)       Associado do Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista (LC-6)

                Ex-Governador 1997-1998 do Distrito L-17 (atual LC-6)

                Membro da AGDL-Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplos “L” Brasil

                Confrade do APLIONS-Apaixonados por Lions

                E-mail:  andriani.ada@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário