quinta-feira, 28 de novembro de 2024

OS “BURACOS NEGROS” EXISTENTES NA CONSTELAÇÃO LEONÍSTICA

 

OS “BURACOS NEGROS” EXISTENTES

NA CONSTELAÇÃO LEONÍSTICA

 

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI (*) 

  

            Dúvidas não existem a respeito do que Lions Internacional oferece aos seus Clubes filiados como meios necessários para que eles conduzam suas administrações em sintonia com as diretrizes estabelecidas.  E isso pode ser constatado através dos atos, resoluções, normas, regulamentos e estatutos editados pela nossa entidade mater.

 

            É alvissareiro que a grande maioria dos nossos Clubes atentem para manter suas gestões em consonância com as diretrizes estabelecidas através daqueles documentos básicos.  Mas, por outro lado, ainda existem alguns poucos Clubes que registram omissões importantes.  Eles se constituem em verdadeiras lacunas que deslustram e maculam a salutar prática administrativa do nosso movimento.  E essas lacunas se transformam em verdadeiros “buracos negros” na constelação leonística.

 

            Já escrevi, durante esses mais de quarenta e seis anos de vivência no movimento, embora desprovido de qualquer capacidade literária, centenas de artigos, mensagens e pontos de vista abordando questões que envolvem nossa causa.  Muitos deles comentando e até mesmo criticando alguns Clubes pela ausência de critérios em suas normas de conduta.  Existe, em algumas dessas unidades, que felizmente são poucas uma incontestável verdade diante da dissintonia entre aquilo que preconiza Lions Internacional e a realidade apresentada por eles.

 

            Ainda há muita coisa para ser escrita, falada e comentada sobre os fatos que são constatados e existentes.  Não sei se o bom Deus me dará tempo e oportunidade, mas ainda gostaria de escrever e comentar sobre as falhas que ainda são registradas por alguns poucos Clubes.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre os LIONS CLUBES MUNICIPAIS que ainda existem por aí.  O termo é esse mesmo!   São municipais sim, porque não saem por nada dos limites das respectivas cidades.  Não participam do Conselho Consultivo do Governador, das Reuniões e Convenções Distritais.  Não visitam Clubes irmãos mesmo quando oficialmente convidados.  Fazem pouca questão de receber visitantes, mesmo quando da visita oficial do Governador... quando este é convidado!  Não são clubes de Lions.  São clubes municipais dirigidos de acordo com a “vontade pessoal” dos seus dirigentes.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre os Clubes QUE TEM DONOS, que geralmente são seus presidentes e fazem o que bem entendem com suas administrações.  Apenas são mantidos por que pagam em dia, ou até adiantado, suas cotas distritais e internacionais.  São unidades fadadas a contribuir com a decadência leonística em suas cidades!

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre a MÁ ADMINISTRAÇÃO que, por inércia dos dirigentes, ainda é imposta em alguns Clubes.  Fazem tudo a seu bel prazer e de acordo com o que sai da cabeça dos seus diretores.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre a FALTA DE COMPROMETIMENTO de muitos Lions Clubes com relação aos RITUAIS LEONÍSTICOS, que chega a ser degradante em alguns casos.  Tudo por culpa de presidentes que não orientam seus Diretores Sociais e Mestres de Cerimônia sobre a exata obrigação de cada um.  Estamos presenciando situações verdadeiramente absurdas.  Apenas para exemplificar: se o leonismo tem uma Invocação a Deus oficial, é ela que deve ser lida em nossos eventos; se existe um protocolo, ele deve ser obedecido; se existe um roteiro para realização das nossas assembleias, ele deve ser seguido rigorosamente; se existe um ordenamento oficial para colocação das bandeiras nas bases ou suportes, ele deve ser cumprido.  Participei, recentemente, como convidado, da visita a um Clube que recebia oficialmente o Governador do Distrito.  Notei que as bandeiras no suporte estavam fora do ordenamento oficial.  Procurei o Diretor Social do Clube e, educadamente, o alertei sobre o fato.  Ele simplesmente respondeu que, no seu Clube, as bandeiras são colocadas de acordo com o que manda o coração.  É o fim da picada, para não dizer do movimento leonístico.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre os Clubes que PAGAM SUAS COTAS em dia somente para justificar que estão em funcionamento legal.  E, se pagam, tudo bem!

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre aquele Companheiro Leão que, com apenas dois ou três meses como associado, é LAÇADO PARA SER PRESIDENTE.  E corre o risco de um ano depois, ser convidado pelo Governador eleito para ser Presidente da sua Divisão, e consequentemente membro do Conselho Distrital.  Tudo sem conhecer bulhufas da administração leonística.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre a importância que tem os Clubes na ORIENTAÇÃO AOS SEUS DELEGADOS que vão participar das Convenções Distritais.  Tem muitos deles. Infelizmente, que sequer sabem o que estão fazendo nas plenárias.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre a FALTA DE COMPROMETIMENTO de alguns Assessores, Presidentes de Divisão e Região, muitos dos quais aceitam o cargo mais por vaidade pessoal, como aparecer na Nominata da Governadoria e nas festivas realizadas, do que para exercer eficazmente as funções para as quais foram designados e se comprometeram.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre a DESCARACTERIZAÇÃO que vem ocorrendo em algumas plenárias, tanto em Reuniões como Convenções Distritais, onde a abordagem toma um rumo diferente daquele ritual ordenado por Lions Internacional, deturpa o andamento dos trabalhos e, como consequência, afugenta Companheiros-Leões, Companheiras-Leões, Domadoras, Leos e juventude leonísticas desses importantes conclaves.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre a FALTA DE INICIATIVA de alguns dirigentes para encerrar as atividades daqueles Lions Clubes que não estão cumprindo suas finalidades e objetivos para os quais foram criados, e estão apenas fazendo número na estrutura do nosso movimento.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre o malfadado NÃO CUMPRIMENTO DO HORÁRIO em nossas atividades oficiais e protocolares, especialmente durante a realização das assembleias festivas, e o quanto isso é prejudicial para nossa imagem.

 

            Gostaria de escrever e comentar a respeito de TODOS OS CLUBES DO DISTRITO.  Existem Clubes considerados ricos e outros Clubes que ostentam a categoria de pobres.  Clubes prósperos e Clubes estagnados.  Mas todos eles, independentemente da sua classe, têm o dever de desenvolver atividades e prestação de serviço desinteressado para os quais foram criados e constituídos.

 

            Gostaria de escrever e comentar sobre muitas outras coisas e situações que estão relacionadas com o nosso movimento.  Quem sabe em uma próxima oportunidade...

 

            Mas a verdade é que precisamos todos nós, eu, você e os gestores leonísticos meditar sobre o assunto e procurar cimentar as fendas profundas que estão sendo abertas por alguns Clubes por falta de rigor e comprometimento com o sistema administrativo do leonismo.

 

            Um fraterno abraço leonístico a todas e a todos.

 

 

 (*)          Associado do Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista (LC-6)

                Ex-Governador 1997-1998 do Distrito L-17 (atual LC-6)

                Membro da AGDL-Associação dos Ex-Governadores dos Distritos Múltiplos “L” Brasil

                Confrade do APLIONS-Apaixonados por Lions

                E-mail:  andriani.ada@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário