sábado, 21 de dezembro de 2024

ENTREVISTA PDG JOÃO CLAUDINO BARBOSA FILHO EM 2017 - VALE A PENA RECORDAR

 RELEMBRANDO A ENTREVISTA DO HOJE PDG JOÃO CLAUDINO BARBOSA FILHO, QUANDO ERA PRESIDENTE DE DIVISÃO 1, DO VALE HISTÓRICO,

ENTREVISTA PDG JOÃO CLAUDINO BARBOSA FILHO ENTREVISTA É ESSA QUE FOI DADA NO DIA 20/10/2017 A TV CÂMARA DE TAUBATÉ, VALE A PENA RECORDAR!




DISTRITO LC 2 - HORTA COMUNITÁRIA NA ALDEIA TEKOA PYAU - SÃO PAULO

 




Hoje, 20/12, foi um dia incrível para o Distrito LC-2 e o Movimento Leonístico. Foi inaugurada a Horta Comunitária (Horta Guary - Horta do Leão) na Aldeia Tekoa Pyau, no Pico do Jaraguá, em São Paulo, que é um Projeto de Impacto de LCIF construído com o Programa Novas Vozes.

A Horta do Leão atenderá cerca de 600 pessoas. A inauguração reuniu Dirigentes Leonisticos, os indígenas e convidados.

O espaço, além de produzir verduras e hortaliças para o sustento de cerca de 120 famílias, tem um Viveiro. Foi parceira desta ação a Associação Espaço Curumim, que conduziu sua implantação com os indígenas trabalhando a terra.

Nas últimas semanas a Aldeia Tekoa Pyau recebeu doações de Clubes de Lions: - LC SP Pacaembu - doação de roupas infantis, fraldas geriátricas e óculos; - LC SP Vila Formosa - doação de livros e roupas; - LC SP ELOS, doação e absorventes; - LC Sumaré, LC Sumaré Fênix e LC Monte Mor Vanguarda (Distrito LC-3) - 45 kgs de macarrão, 6 litros de óleo, 120 salsichas e 120 sachês de molho de tomate. A Equipe Feminina de Apoio ao Governador Fraternidade fez a doação de três enxovais para gestantes (que devem ganhar seus bebês nas próximas semanas). 

Fomos muito bem recebidos. Com abraços, sorrisos, bênçãos e realizamos ali até um companheirismo interdistrital.

Obrigado a todos os envolvidos, em especial ao nosso coordenador distrital de Novas Vozes MJF Raniere Pontes de Sousa, que acreditou no nosso sonho deste projeto, que envolveu muito energia e tempo dedicado. Ao meu filho, engenheiro agrônomo João Renato Alleoni de Camargo, que doou suas horas de voluntariado e ser o responsável técnico. 


DG Christian e CaL Beatriz 🦁 🐾 































quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

CaL EUGENIA BEZERRA SEPULVEDA - COMBATE À FOME


 AO VIVO, pelo Facebook, a CaL EUGÊNIA JIZETTI ALVES BEZERRA SEPÚLVEDA, em 18/12/24, compartilhou um testemunho sobre como os LIONS CLUBES atuam no COMBATE À FOME, subsidiando ações de instituições como a ASAB - Associação dos Amigos de Betânia que distribui mais de 400 refeições diárias para pessoas em situação de rua.


Eugênia evidenciou que o altruísmo verdadeiro transforma vidas, reintegrando essas pessoas à sociedade e às suas famílias com dignidade e amor.


Curta e compartilhe esse testemunho inspirador sobre as possibilidades de um futuro melhor que todos podemos alcançar com os Lions Clubes.


Coordenação do Congresso Lions das Oito Causas.  

…  

https://www.facebook.com/share/v/x4gyjsdtezw2B37L/ 

 



Alguém já escreveu que...

 

Para se armar um Presépio...

 

Basta:

- Pegar uma paisagem qualquer;

- Cortar todas as árvores e transformá-las em papel de imprensa;

- Enviar para o matadouro mais próximo todos os animais;

- Despejar os detritos industriais nos rios e nos lagos;

- Exterminar com herbicida os últimos traços de vegetação;

- Evacuar a população sobrevivente para fábricas e cortiços da cidade;

- Retirar da terra todo o petróleo, ferro e urânio que possa eventualmente conter e fabricar tanques, aviões e mísseis nucleares cujos mortifícios hão de ser noticiados em destaque.

 

Depois de reduzir assim a paisagem à medida do

homem, erguer um estábulo com restos de madeira,

cobrir com chapas enferrujadas e... esperar.

 

Esperar que um boi doente,

algum burro fugido,

algum carneiro sem dono venham nele esconder-se.

 

Esperar que nele venha ajoelhar-se algum

velho pastor que ainda acredite no milagre.

 

Esperar e esperar.

 

Quem sabe, um dia, ali não

nasça uma criança e a vida recomeça?

 

Estamos, mais do que nunca,

numa época de reflexão!

 

Cada um arma um presépio à sua maneira!

 

Apesar de tudo, votos de um

SANTO NATAL e feliz ANO NOVO aos nossos queridos amigos e amigas.

 

MJF Nadir e PDG MJF Antonio Domingos Andriani

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

O PRESIDENTE DO CLUBE PODE OU NÃO USAR O MICROFONE PARA CANTAR O HINO DURANTE A SOLENIDADE QUE PRESIDE?

 

O PRESIDENTE DO CLUBE PODE OU NÃO USAR O

MICROFONE PARA CANTAR O HINO DURANTE

A SOLENIDADE QUE PRESIDE?

 

 

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI (*)

 

 

 

            Surgem no movimento leonístico, vez ou outra, questionamentos e indagações que, aparentemente simples e despretensiosas, podem muitas vezes enveredar e se confundirem para um relacionamento com o protocolo leonístico.

 

         Aconteceu agora!   Um notável amigo e dirigente leonístico me consultou se o presidente do Clube, durante solenidade que preside, PODE ou NÃO usar o microfone para cantar a primeira estrofe e coro do Hino à Bandeira ou do Hino Nacional.  E indagou se isso era questão de protocolo leonístico.

 

         Desconheço e também não encontrei nada na literatura leonística a respeito dessa situação.  Quem puder ajudar, por gentileza, me avise!

 

         Antes de me manifestar sobre determinados assuntos polêmicos, gosto sempre de ouvir uma segunda opinião para, por assim dizer, não errar sozinho.  O PDG MJF João Carlos Belda, Governador AL 2016-2017 do Distrito LC-2, que é um verdadeiro e legítimo mestre em instrução leonística, cuja amizade muito me honra, e com o qual troquei ideia a respeito do caso, argumenta que “essa questão não é de protocolo leonístico, mas sim de bom-senso”.  Assino em baixo e concordo plenamente com a opinião daquele ilustre e abalizado dirigente.

 

         Se o presidente do Clube que comanda uma solenidade tiver voz e dicção adequada, nada impede que o mesmo utilize o microfone que está em seu poder para comandar o canto do hino.  Agora, ao contrário, se ele não tiver familiaridade com o microfone, for desafinado e tiver voz de taquara rachada, é melhor deixar o equipamento em cima da mesa, pois sua atuação poderá causar um efeito desagradável e deslustrar o próprio evento.

 

         Pessoalmente sou contra o presidente usar o microfone para cantar o hino, tenha ou não boa voz e familiaridade com o microfone.  O melhor que ele faz é cantar à capela, em conjunto com os demais participantes da assembleia, o que, inclusive, dará uma conotação de humildade, união e companheirismo.

 

         Este é meu ponto de vista, sujeito, como sempre, à contrariedade de algum dirigente leonístico que tenha conhecimento mais abalizado.

 

         Um fraterno abraço leonístico a todas e a todos.

sábado, 14 de dezembro de 2024

Coordenação Geral AGDL. * 400 PINS Nacionais e Internacionais

 Jaleco de PINS 

PCC MÊNE



A AGDL, lança uma ação em prol dos irmãos atingidos pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul.

Essa será a grande oportunidade de toda  a área 3 da América Latina de Lions Internacional, se unir numa única ação humanitária. 

A atividade será no formato de sorteio beneficente consistente em mil números ao valor de R$ 60,00 cada número.

Será depositado na LCIF (Rio G do Sul)

Serão 8 prêmios de Melvim Jones mais o JALECO do PCC MÊNE 

O Jaleco com mais de 400 PINS INTERNACIONAIS, é uma doação do Past Presidente de Conselho de Governadores DMLA 2004/2005 

PCC Feliciano Mêne.


Primeiro sorteado 

Receberá o JALECO e um TÍTULO de Melvim Jones.

Os 8 seguintes receberão um Título de Melvim Jones.

A peça é uma  verdadeira relíquia, contando com mais de 400 PINS Nacionais e Internacionais, todos em metais.

O Lançamento da campanha foi 29 de  novembro de 2024, durante o III FORUM Brasileiro na Foz do Iguaçu.

Será em 18 de Janeiro de 2025, durante o 53o. FOLAC, que ocorrerá em Fortaleza. 

Cada Distrito Múltiplo do Brasil coordenará 250 números.

Coordenação Geral AGDL.

Boa Sorte



sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

LIONS CLUBE DE MIRASSOL PARTICIPA DA FESTA DAS TRADIÇÕES

 



EM MIRASSOL

Com novidades, Festa das Tradições acontece de 06 a 22/12 na Praça da Matriz

Festa das Tradições trará barracas de comida, parque de diversões e apresentações culturais; abertura será marcada pela chegada do Papai Noel no dia 06/12

A abertura da Festa das Tradições será marcada pela chegada do Papai Noel na Praça da Matriz, no dia 6 de dezembro, às 19h30. Todas as noites, os visitantes poderão saborear pastéis, espetinhos, lanches de pernil e linguiça, mandiopan e uma variedade de bebidas. O Vitinho Park, com brinquedos e barracas de churros e cestinhas de morango, também garantirá a diversão das famílias.

O tradicional Boi no Rolete será servido no dia 15 de dezembro, das 12h às 14h30, com convites a R$ 60 por pessoa, incluindo o almoço. Além disso, um palco no local receberá apresentações artísticas e culturais todas as noites, celebrando as tradições natalinas de Mirassol.

A Festa das Tradições conta com a participação da Paróquia São Pedro Apóstolo, Vila Vicentina, APAE Mirassol, Educandário, Rotary e Lions Clube, e toda a receita arrecadada será destinada a essas instituições assistenciais, reforçando o espírito de solidariedade neste Natal mirassolense.

DISTRITO LC 2 - HORTA COMUNITÁRIA -

 Finalizando os trabalhos na Horta Guary (Horta do Leão), no Pico do Jaraguá, em São Paulo - Aldeia Tekoa Pyau. 

Vamos atender 400 famílias. Projeto de impacto de LCIF com coordenação do programa Novas Vozes - parceria Associação Espaço Curumim..

Inauguração da Horta Comunitária será no dia 20/12/2024, 10h.

Lions Internacional, através do Distrito LC-2, impactando na vida das pessoas. 🥰

DG Christian 🦁🐾





quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

AÇÃO SOLIDÁRIA - MJF CLEVER MACHADO - LLCC CLUBES DO VALE DO AÇO

 



 *AÇÃO SOLIDÁRIA*


Boa tarde Meu amigo 


É com um coração aberto que compartilho com vocês a minha jornada. Há quase três meses, fui diagnosticado com câncer no pâncreas, e a realidade dos altos custos da quimioterapia, que alcançam R$6.000,00 por sessão, tem sido um desafio imenso. Infelizmente, o SUS não disponibiliza esse tratamento.


Diante dessa situação, os generosos membros do Lions Clubes do Vale do Aço se uniram em solidariedade e lançaram esta *AÇÃO SOLIDÁRIA*, promovendo um sorteio de um PIX no valor de R$1.000,00, onde cada número pode ser adquirido por apenas R$50,00.


Gostaria de contar com o seu apoio, seja adquirindo um número ou compartilhando essa iniciativa entre seus amigos e familiares.


*Chave PIX:* Celular  

31 9 8827 3041


Peço a gentileza de enviar o comprovante para o mesmo número do PIX, para que eu possa registrar a sua participação e enviar os números adquiridos.


Agradeço de coração pela sua generosidade e apoio!


Com gratidão,  


Cléver

FINAL DE MAIS UM ANO - Presidente Tataco - LC BH FLORESTA

 Estamos chegando ao final de mais um ano... 2024, com todos os seus desafios e oportunidades,  e também à metade de nossa efêmera gestão, AL 2024/2025, à frente de nossos queridos Clubes.


Estamos em  momento de renascimento,  de reflexões, de se fazer um balanço do ano que se vai, avaliar os resultados de nosso trabalho, com as realizações, vitórias, conquistas, e também com os insucessos, que fazem parte da vida, e que nos proporcionam ricos aprendizados. 


Momento de atualizar e aprimorar as estratégias, reforçar os pontos fortes,  corrigir os fracos, e traçar novos planos para o futuro, à luz dos objetivos estabelecidos e da realidade do mundo em que vivemos.


Este é um momento muito rico... rico,  motivador e fascinante, pois nos desperta o espírito para a criatividade.


Com esses pensamentos em mente estou aqui refletindo sobre o nosso papel enquanto dirigentes de um Clube do LIONS, que tem como objetivo principal SERVIR... servir desinteressadamente, através do serviço voluntário, muitas vezes desgastante, mas muito gratificante e motivador.


Somos liderança. E, numa definição mais enxuta de liderança, podemos dizer que


 _" liderança é a capacidade de influenciar pessoas". 


Penso que a melhor forma de influenciar pessoas é através do exemplo.


Será que estamos exercendo uma liderança inspiradora, motivando as pessoas e dando exemplos de comprometimento, dedicação e envolvimento com as diretrizes estabelecidas, tanto pelo Lions Internacional, quanto pelo nosso Distrito LC4?


Temos muitos desafios pela frente, com metas a cumprir e o tempo é exíguo. 


Precisamos nos envolver e participar mais das atividades distritais, tanto recreativas quanto de trabalho, como por exemplo as Reuniões do Gabinete Distrital - RGD, reuniões convocadas pela Governadora, pelos  Presidentes de Divisão e outros órgãos que integram a estrutura organizacional do Distrito, quando são tratados assuntos importantes, que nos compete repassar aos associados de nossos Clubes, motivando-os para o atingimento de nossos objetivos: SERVIÇO e COMPANHEIRISMO.


Desculpe-me Companheiras e Companheiros por essa longa mensagem, mas é que julguei interessante refletir sobre esse assunto e  nos perguntarmos: eu estou realmente comprometido 

com os nossos objetivos e estou dando o melhor de meus esforços no desempenho das atribuições de meu cargo? Será que estou no meu limite ou ainda posso dar um pouco mais, me empenhar mais e fazer o meu Clube cada vez melhor e os Companheiros mais motivados, entusiasmados, comprometidos e envolvidos  com as nossas atividades?


A todos, ótimas e construtivas reflexões.


FELIZ NATAL, muita luz e paz no ANO NOVO.


Grande abraço,


Tataco

Presidente LC BH FLORESTA

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A VOTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ASSOCIADOS NO CLUBE

 A VOTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ADMISSÃO

DE NOVOS ASSOCIADOS NO CLUBE


PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI (*)


Vez ou outra sou consultado por estimados e diletos

Companheiros-Leões, mais em virtude da amizade que nos une do que

por qualquer outro mérito, procurando saber minha opinião sobre a

questão da votação necessária para admissão de novos associados no

Clube, após, evidentemente, a análise de qualidade feita pela comissão

competente.


Muitos alegam que o Estatuto ou Regimento Interno do seu Clube

estabelece que, se houver um voto contra a proposta de admissão é

arquivada. Outros dizem que, no documento consta que, mesmo se

houver um voto contra a proposta pode ser reapresentada algum tempo

depois. Já outros argumentam que, pela normatização do Clube,

havendo mais de dois votos contrários, a proposta é definitivamente

descartada. E por aí vai andando a carruagem!


Tudo isso faz parte de documentos existentes nos Clubes que,

certamente, embora oficiais, foram editados há muitos anos atrás,

muitas vezes quando o Clube foi fundado e organizado, e,

possivelmente, igualmente baseados nos usos e costumes da época.


Hoje os tempos são outros, principalmente face à modernidade

administrativa que foi tomando conta das ações mundiais, incluindo o

movimento leonístico.


E Lions Internacional, costumeira e acertadamente, acompanha

essa modernidade global.


Convém observar que todo Lions Clube constituído tem direito de

incluir, em seus documentos normativos, as tradições e usos e costumes

locais. Porém, seu Estatuto e seu Regimento Interno não podem colidir

com as normas e regulamentações estabelecidas por Lions Internacional.


Vejamos a questão da votação necessária para admissão de novos

associados no Clube.


A Seção 2 do Artigo III do Estatuto Padrão de Clube instituído por

Lions Internacional, que trata do quadro associativo e da afiliação por

convite, e que entrou em vigor ainda recentemente (mais precisamente

no dia 11 de julho de 2023), estabelece que: “A afiliação a este Lions

Clube deve ser feita apenas por convite. A indicação deverá ser feita por

um associado em pleno gozo dos seus direitos, que agirá como

patrocinador, devendo depois ser encaminhada ao assessor de

associados ou ao secretário do clube, o qual, após a necessária

investigação pelo comitê de associados, SUBMETERÁ À DIRETORIA PARA

VOTAÇÃO. Caso aprovado PELA MAIORIA da Diretoria, o candidato

poderá ser convidado para ingressar no clube. O formulário,

devidamente preenchido e assinado, com a respectiva joia de admissão,

deverá ser recebido pelo secretário antes que o novo associado seja

admitido e oficialmente reconhecido pela associação.” (os grifos em

maiúsculas são meus)


Portanto, o Clube, mesmo que seu Estatuto ou Regimento Interno

disponha contrariamente, não pode contradizer aquilo que é

estabelecido por Lions Internacional em seu “Estatuto Padrão de Clube”.


Assim é que, atualmente, e até nova disposição em contrário, tem-

se que o candidato a associado de um Lions Clube tem condições de

afiliação se for aprovado PELA MAIORIA DOS VOTOS DA DIRETORIA DO

CLUBE. Exemplo: se a Diretoria do Clube for constituída por nove


Diretores, basta a aprovação de cinco Diretores para que o candidato

seja admitido como associado.


Caso o Estatuto ou Regimento Interno do Clube dispuser em

contrário, haverá necessidade de uma reforma desses documentos

normativos, tenha a unidade vozes contrárias ou não, já que que os

mesmos não podem se sobrepor ou divergir daquilo que é determinado

por documento padrão de Lions Internacional.


Tenho um ponto de vista pessoal a respeito dessa dosimetria

estabelecida pelo atual Estatuto Padrão de Clube para a votação

necessária de admissão de novos associados. Porém, prefiro não o

divulgar, a fim de evitar divergências ou discussões desnecessárias. Uma

coisa, no entanto, é definitiva: a questão foi estabelecida

estatutariamente por Lions Internacional e os documentos dos Clubes

estão sujeitos a cumpri-la, sejam seus dirigentes contrários ou não.


Esta minha manifestação a respeito do controverso tema, sujeito,

como sempre digo, à contrariedade de dirigentes leonísticos mais

abalizado e esclarecidos.


Um fraterno abraço a todas e a todos.


(*) Associado do Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista (LC-6)

Ex-Governador 1997-1998 do Distrito L-17 (atual LC-6)

Membro da AGDL-Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplos “L” Brasil

Confrade do APLIONS-Apaixonados por Lions

E-mail: andriani.ada@agmail.com

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

LC 1 - SPECIAL OLIMPICS - PRAIA DE COPACABANA

 Hoje, 09/12/2024 tivemos uma importante atividade do projeto Colepe nas redes de vôlei e tenda da praia de Copacabana, numa parceria com a Special Olympics, direcionado para atender jovens deficientes, numa amanhã de lazer para a prática de vôlei de praia e o que foi também um piquenique, com lanche e refrigerante fornecido pelo projeto Colepe para a turma que compareceu. 

Foi um evento bem agradável em que o Lions proporcionou essa alegria para pessoas que, de outra forma, não teriam essa oportunidade de estar aqui na praia de Copacabana desfrutando desse momento de lazer. Agradecemos a presença da nossa PCC Talarico, que foi a promotora dessa parceria, quando da sua governadoria, no AL 2014/15, e também a presença da CaL Sônia Coutinho, assessora de esporte do LC-1.

 Pelo Special Olympics coordenou o grupo a técnica Midiã, com quem trocamos informações e fizemos plano para um torneio de verão, no mês de fevereiro. É isso aí, estamos sempre atentos e fiéis ao nosso lema "Nós Servimos".






sábado, 7 de dezembro de 2024

CL MÁRIO ANGELO POSSA - ORGULHO DO LEONISMO

 Leão de juba larga, Presidente da Região D do Distrito LD7, Mário Ângelo Possa, orgulho do nosso Clube. 

Por incansáveis dias e noites, deixou sua família, seus negócios, e suas empresas, não medindo esforços e cumprindo metas “Servindo o próximo”. 

Não foi fácil pra ele nem pra nós que ficávamos apreensivos sabendo que enfrentava estradas destruídas, pontes caídas, caminhos que um caminhão não poderia passar, mas ele dava um jeito, muitas vezes chorou ao relatar as necessidades daquela pobre gente que perdeu tudo, inclusive sua fonte de renda, o gado leiteiro. 

Obrigada meu Companheiro de vida e Lions Mário, “que sirva vossa façanha de orgulho toda família Lions”.



Homenagem ao DG JOSÉ GERALDO DE SOUZA CASTRO - LC 12


 DESTAQUE DA EDIÇÃO: 

José Geraldo de Souza Castro - Governador

Distrito LC-12 Lions Clube

Com uma admirável trajetória marcada por dedicação ao próximo e paixão por causas humanitárias, José Geraldo de Souza Castro é um exemplo de

liderança e solidariedade. Mineiro de Guaraciaba, ele ingressou no Lions Clube em fevereiro de 2003 e hoje é Governador do Distrito LC12, cargo quereflete anos de compromisso com a missão do Lions de "servir desinteressadamente.

Ao longo de 22 anos, José Geraldo visitou clubes de Lions em 40 países, participando de diversas campanhas que abordaram temas cruciais como:

*Contra a poluição dos rios São Francisco, Tietê, Paraná e da Baía da Guanabara;

*Campanhas de prevenção ao câncer de mama;

*Conscientização sobre os direitos da Pessoa

com Deficiência;

*Prevenção de Glaucoma e Catarata, além da

ampla divulgação do programa Sight First (Visão

Primeiro) do Lions Clube Internacional, voltado ao

combate à cegueira evitável.

Seu histórico de ações inclui campanhas para

crianças no Nordeste brasileiro e na Etiópia, defesa

do Protocolo de Quioto e um impressionante número de 76 países visitados em expedições que somam mais de 150 mil quilômetros percorridos - seja de bicicleta, barco a pedal, carrinhos de criança ou mesmo a pé. Sua coragem o levou a enfrentar terremotos, furacões, malárias e até guerras civis,sem nunca perder de vista seu objetivo de tornar omundo mais justo e humano.

Recentemente, José Geraldo foi agraciado com  o Prêmio Destaque do Ano 2024 do Jornal do Povo.

Para nós, foi uma verdadeira honra reconhecer ecelebrar a trajetória deste líder visionário, cuja incansável dedicação às causas humanitárias e ambientais tem inspirado gerações.

Parabéns ao Governador do Distrito LC12 porsua notável trajetória e pelo impacto que tem gerado em Santos Dumont e ao redor do mundo!



sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A SALVA DE PALMAS AO PAVILHÃO NACIONAL

 

A salva de palmas ao

Pavilhão Nacional

 

 

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI (*)

 

 


Um estimado e antigo Companheiro-Leão de velhas jornadas, cuja amizade muito prezo, mas não tenho autorização para revelar seu nome, enviou-me um atencioso e-mail solicitando meu ponto de vista a respeito da questão da salva de palmas ao Pavilhão Nacional por ocasião do encerramento das assembleias e demais eventos leonísticos, dizendo que, em algumas áreas, ainda existem dúvidas sobre a validade ou não de tal procedimento.

 

            Vou, dentro do meu modesto conhecimento, tentar esclarecer as dúvidas levantadas por aquele estimado Companheiro-Leão.

 

            É praxe, nas assembleias dos Lions Clubes do Brasil onde o protocolo exige a execução do Hino Nacional, que no final há a solicitação do dirigente que comanda os trabalhos para que seja dada uma salva de palmas ao nosso Pavilhão.

 

            Ocorre que, na década de 1980, começaram a ser inseridos em algumas revistas e informativos de Lions artigos dizendo que era proibida a “salva de palmas ao Pavilhão Nacional”, tendo por base o que diz o parágrafo único do artigo 30 da Lei n.º 5.700, de 01 de setembro de 1971, assim especificado: “É vedada qualquer outra forma de saudação”.

 

            De notar-se que o artigo 30 do mencionado diploma legal refere-se, exclusivamente, às “cerimônias de hasteamento ou arreamento, nas ocasiões que a Bandeira se apresentar em marcha cortejo”, (o que não é o caso das assembleias do Lions, assim como a “execução do Hino Nacional” - o que também não é o caso em tela) e “todos devem tomar atitude de respeito, em silêncio, os civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os Regulamentos das respectivas corporações”.  Note-se que não há referências às reuniões fechadas, que é o nosso caso.  Ademais, registre-se, tanto o hasteamento como o arreamento da Bandeira ocorrem em recintos abertos ao público.

 

            Considere-se, também, que o artigo 31 da já referida Lei apresenta um rol de manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e, portanto, proibidas, sem que no mencionado leque de proibições esteja contida a “salva de palmas ao Pavilhão Nacional”.

 

            Este assunto, inclusive, pela relevância, foi analisado pelo Colegiado 1988-1989 do CNG-Conselho Nacional de Governadores em reunião realizada na cidade de Belo Horizonte/MG, no mês de junho de 1989.

 

            O Colegiado 1988-1989 do CNG analisou se era defeso ou não, nas assembleias dos Lions Clubes do Brasil, cujo civismo é mundialmente reconhecido, prestar-se uma homenagem ao Pavilhão Nacional, ao termino dos seus trabalhos, com uma salva de palmas à Bandeira do Brasil, síntese da nossa nacionalidade.  A Comissão Nacional de Estatuto e Regulamentos daquele Conselho emitiu parecer informando que, em pesquisas que haviam sido feitas no Distrito L-17 (atual LC-6), nossa organização foi elogiada por autoridades do Exército Nacional, face ao civismo que observávamos na abertura e no encerramento das nossas reuniões, aprovando o que era feito e observado pelos Lions Clubes.

 

            Depois dessas análises e considerações, o Plenário do CNG 1988-1989 aprovou por unanimidade o parecer da sua Comissão Técnica Nacional de Estatutos e Regulamentos, que, para nosso orgulho, teve como relator o Governador 1998-1989 Nilson Pereira Maia, do nosso então Distrito L-17.

 

            Fato consumado, e assinada pelo seu Presidente PDG Carmine Campagnone, em 03 de junho de 1989, o Conselho Nacional de Governadores editou, aprovou e publicou a Resolução n.º 815/88-89, que estabelece:

 

 

“OS LIONS CLUBES DO BRASIL DEVERÃO CONTINUAR PRESTANDO JUSTA E PATRIÓTICA HOMENAGEM AO PAVILHÃO NACIONAL, COM UMA SALVA DE PALMAS, NO FINAL DAS ASSEMBLEIAS E DEMAIS EVENTOS LEONÍSTICOS REALIZADOS EM RECINTOS FECHADOS.”

 

 

            Referida resolução do antigo CNG está em pleno vigor!   E por que desta minha afirmação?  Explico:  com o redistritamento do leonismo brasileiro, a partir do ano leonístico 2000-2001, quando foram criados os atuais 4 Distritos Múltiplos (LA. LB, LC e LD) e extinto o Conselho Nacional de Governadores, o acervo documental do CNG ficou à disposição dos quatro novos Presidentes dos Distritos Múltiplos 2000-2001.  E quer me parecer, salvo melhor juízo, que ninguém revogou a Resolução CNG n.º 815/88-89.  Então ela está rigorosamente em pleno vigor!

 

            Para encerrar, e à guisa de orientação leonística, permito-me deixar a seguinte consideração:  nada de pedir uma “calorosa”, ou uma “retumbante”, ou uma “vibrante” salva de palmas ao Pavilhão Nacional.  A salva de palmas, pelo seu próprio sentimento cívico, por si só já é calorosa, retumbante ou vibrante.   Peçam, quando tiverem oportunidade, tão somente uma “salva de palmas ao Pavilhão Nacional”.   

 

            É isso!

 

            Espero ter contribuído para esclarecer as dúvidas levantadas por aquele meu velho e estimado Companheiro-Leão.

 

            Um fraterno abraço leonístico a todas e a todos.

 

 

 

(*)          Associado do Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista (LC-6)

                Ex-Governador 1997-1998 do Distrito L-17 (atual LC-6)

                Membro da AGDL-Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplos “L” Brasil

                Confrade do APLIONS-Apaixonados por Lions

                E-mail:  andriani.ada@gmail.com