quarta-feira, 23 de abril de 2025

José Castro – "Zé do Pedal" é Homenageado na Índia com o Prêmio Dr. B.R. Ambedkar Sewa Award 2025 pela Sunrise Educational & Welfare Association




 José Castro – "Zé do Pedal" é Homenageado na Índia com o Prêmio Dr. B.R. Ambedkar Sewa Award 2025 pela Sunrise Educational & Welfare Association

O ativista social José Castro – conhecido como "Zé do Pedal", 67 anos, e atual Governador do Distrito LC12 do Lions Club Internacional – foi agraciado com o prestigiado Prêmio Dr. B.R. Ambedkar Sewa Award 2025 pela Sunrise Educational & Welfare Association (SEWA). A cerimônia de premiação foi realizada em homenagem ao 134º aniversário de nascimento de Dr. B.R. Ambedkar, líder indiano renomado e símbolo da justiça social.

A homenagem destaca a trajetória exemplar de José Castro, natural de Viçosa, Brasil, cuja vida tem sido marcada por conquistas notáveis e um compromisso inabalável com a dignidade humana. Seu trabalho se destaca por dar voz às comunidades marginalizadas, tanto na Índia quanto no exterior, promovendo os valores de igualdade, inclusão e solidariedade internacional.

Segundo a SEWA, "A Sunrise Educational & Welfare Association tem a honra de reconhecer e celebrar sua jornada notável, marcada por conquistas exemplares e uma dedicação firme à causa da humanidade. Seu trabalho, especialmente voltado para as comunidades marginalizadas, representa um legado de empatia, justiça social e verdadeira inspiração para o mundo."

O prêmio sublinha o papel vital das lideranças globais na promoção dos ideais defendidos por Dr. Ambedkar e destaca o impacto positivo do trabalho humanitário de José Castro no cenário internacional.

Nesta ocasião, diversos profissionais e personalidades que se destacaram internacionalmente em suas respectivas áreas foram homenageados com o prestigiado "Award of Honour". Entre os agraciados estavam ativistas sociais, doadores de sangue, defensores da educação, esportistas, artistas, cantores, entre outros, reconhecidos por suas contribuições significativas em diversos países ao redor do mundo.

Quem foi Dr. B.R. Ambedkar

Dr. B.R. Ambedkar: O Arquiteto da Constituição Indiana e Defensor da Justiça Social

Dr. Bhimrao Ramji Ambedkar (1891–1956) foi uma das figuras mais influentes da história moderna da Índia. Nascido em 14 de abril de 1891, em Mhow, Madhya Pradesh, em uma família da chamada casta "intocável", enfrentou discriminação desde cedo, mas se destacou por sua carreira acadêmica excepcional.

Formou-se em Economia e Ciência Política pela Universidade de Bombaim e, com o apoio de bolsas de estudo, obteve diplomas avançados na Columbia University (EUA) e na London School of Economics. Também se tornou barrister em Direito por Grey’s Inn, em Londres.

Ao retornar à Índia, Dr. Ambedkar liderou diversos movimentos sociais em defesa dos direitos das castas oprimidas e fundou instituições voltadas para o bem-estar dos excluídos. Como jurista, foi nomeado o primeiro Ministro da Justiça da Índia independente em 1947 e presidiu o Comitê de Redação da Constituição, sendo considerado o "arquiteto da Constituição Indiana".

Após ser eleito para o Rajya Sabha em 1952, continuou seu trabalho de advocacy e recebeu doutorados honorários da Columbia University e da Osmania University. Dr. Ambedkar faleceu em 6 de dezembro de 1956, deixando um legado de igualdade, justiça e reforma.




https://ge.globo.com/radicais/noticia/2014/08/ze-do-pedal-conheca-historia-do-atleta-que-foi-tres-copas-pedalando.html



O leonísmo somente será revigorado com o fortalecimento dos Lions Clubes

 https://distritolc6.org.br/o-leonismo-somente-sera-revigorado-com-o-fortalecimento-dos-lions-clubes/


O leonísmo somente será revigorado

com o fortalecimento dos Lions Clubes

 

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI (*)

 

            Precisamos reconhecer que a Associação Internacional, nos últimos anos, tem procurado levar o movimento leonístico para a modernidade.  Novos programas e conceitos foram lançados.  Novas metas foram idealizadas e sugeridas para nosso desenvolvimento, procurando fazer com que o leonismo não fique na contramão dos tempos atuais.

 

            Só que, para se tornarem exequíveis, saindo do papel e serem colocadas em prática, promovendo um plano de ação viável, o êxito das metas propostas vai depender, fundamentalmente, de cada Clube, de cada Distrito, de cada Leão e de cada Domadora.

 

            Peço vênia para citar um exemplo para colaborar com esse meu ponto de vista:  Lions Internacional aprovou e lançou, recentemente, um novo organograma para os Lions Clubes.  No aspecto formal é maravilhoso, um quadro de arte que abrange todas as atividades clubísticas, envolvendo-as com o objetivo comum da Associação, inclusive quanto à especificação das atividades da Equipe de Ação Global.  Só que o organograma foi lançado de “supetão”, sem a proposta para ter sua aplicabilidade e adaptação com uma carência desejável, para, aí sim, alcançar o êxito almejado.  É um organograma fantástico, digno do século atual, mas que, para atingir sua plenitude, precisa de um Lions Clube com no mínimo 40 ou 50 associados, já que ele engloba mais de vinte cargos executivos.  Como implantá-lo num Clube com 10 ou 15 associados?  Reitero, por isso, que existe necessidade premente da reestruturação dos Lions Clubes que estão nessa situação.

 

            Quem gosta e estuda o leonísmo pode observar que, analisadas friamente, as metas da Associação Internacional, apesar de atuais, modernas, pouco acrescentam à montanha de coisas que já foi escrito sobre nosso movimento e suas necessidades.  Elas apenas estão sendo adaptadas para a realidade de hoje.

 

            Os Clubes são a base sólida do leonismo!  Enquanto eles não forem consolidados, tendo uma estrutura segura que permita seu pleno desenvolvimento, nada de prático será conseguido.

            Uma boa parte dos nossos Lions Clubes, infelizmente, está afetada pelo letargismo que vem se acumulando ao longo dos anos.  Há necessidade de se exorcizar a letargia das suas atividades.

           

O problema, portanto, em meu modesto entendimento, está nos Clubes.  Precisamos transformar os Clubes de cada Distrito em verdadeiros Clubes de Serviço voltados para os interesses das suas comunidades.  Lions não é entidade benemerente ou filantrópica, é Clube de Serviço!

 

            O objetivo principal do leonismo é o envolvimento com a comunidade.  O leonismo somente ganhará força maior quando se envolver totalmente com as comunidades.  É a venda da nossa marca Lions.  E sempre existe, em algum lugar, um cantinho de necessidade onde podemos atuar.

 

            Tenho consciência que o leonismo da atualidade precisa ser repensado com responsabilidade, mas também calcado na realidade dos nossos tempos, pois não se pode sonhar em construir alguma coisa no terreno do nada.

 

            Gosto de mencionar sempre que vocês, Leões e Domadoras, como líderes que são, devem usar o poder da mente, a força de vontade e a convicção pessoal para fazer com que o leonismo deslanche com a plenitude da sua força.

Em vez de pensar QUERO FAZER, digam sempre CONSIGO FAZER.  Em vez de pensar QUERO SER, digam sempre POSSO SER.  Pensar QUERO é força de vontade, mas pensar POSSO é a força da convicção.  Por mais que nos esforçamos para tentar alguma coisa com a nossa força de vontade, jamais conseguiremos realiza-la sem a força da nossa convicção.

 

            No leonismo, como em qualquer outra atividade, jamais pensem QUERO FAZER.  Digam sempre CONSIGO FAZER.

 

            Nesse sentido, nosso movimento precisa de cada um de nós!

           




 

(*)          Associado do Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista (LC-6)

                Ex-Governador 1997-1998 do Distrito L-17 (atual LC-6)

                Membro da AGDL-Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplos “L” Brasil

                Confrade do APLIONS-Apaixonados por Lions

                E-mail:  andriani.ada@gmail.com