sexta-feira, 30 de setembro de 2016

LIONS CLUBE DE BRODOWSKI : 2º DIA DO LEÃO NO MUSEU




De 18 a 21 de agosto de 2.016, BRODOWSKI, terra natal de PORTINARI, viveu mais uma página importante de sua história.
Foi comemorado o 103º aniversário de fundação, juntamente com a 41ª. Semana de Portinari e culminando com a XII PIAZZA DELLA NONNA, tradicional festa italiana, com suas barracas típicas, músicas e outras atrações. Nestas festividades, o LIONS CLUBE DE BRODOWSKI esteve mais uma vez tendo participação ativa, como a coordenação da PINTURA MURAL, que recebe artistas de várias partes, e com 2 barracas de bebidas.
Para valorizar ainda mais tudo isto, a atual diretoria AL 2016/2017, promoveu o 2º DIA DO LEÃO NO MUSEU, no dia 21 de agosto, domingo, às 9 horas, onde o MUSEU CASA DE PORTINARI recebeu a delegação dos leões de nosso distrito e outros convidados, para que todos possam conhecer este museu, tido como um dos mais relevantes e modernos de nosso Estado, principalmente após a restauração feita em 2.013. Este 2º DIA DO LEÃO NO MUSEU PORTINARI se tornou ainda mais especial, pois fez parte do programa da programação do 42º CONCURSO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES LEONÍSTICAS (25º Encontro de Editores de Boletim de Lions Clubes, patrocinado pelo LIONS CLUBE DE RIBEIRÃO PRETO CAMPOS ELÍSEOS), onde o BIG (Boletim Informativo da Governadoria LC-6, editado por Antonio Douglas Zapolla, de Brodowski, foi classificado em 1º lugar.
Vejam mais detalhes nos sites :

              https://youtu.be/hbrBr9jwC3A   

Assim, agradecemos aos queridos clubes irmãos que vieram se juntar à caravana LIONS tendo a oportunidade de conhecer tudo sobre a vida e obra de CANDIDO PORTINARI e logo após, na Praça Portinari, defronte o Museu, tiveram horas de lazer, degustando as comidas típicas italianas, tudo ao som da tarantela, e sendo atendidos com a cordialidade e companheirismo, típicos do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI. Nem o frio intenso, nem a chuva e a neblina conseguiram arrefecer o ânimo, a animação, e o companheirismo.
Estiveram presentes 77 companheiros(as) de 15 clubes: LC Jaboticabal, LC Cravinhos, LC Neves Paulista, LC Sertãozinho, LC Nhandeara, LC Ribeirão Preto Campos Elíseos, LC Rio de Janeiro Bonsucesso, LC Rio de Janeiro Carioca, LC Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa, LC Ribeirão Preto Jardim Paulista, LC Rio de Janeiro Copacabana, LC São Vicente, LC Batatais, LC Pirassununga, e o anfitrião LC Brodowski.
Ressalte-se a presença, entre estes companheiros visitantes, do CLMJP Sérgio David de Souza/CaLMJ Nilza, Governador do Distrito LC-6, da CaL Denise Rodrigues, Editora do LION SUDESTE e diversos dirigentes Leonísticos.




 

Setembro é o mês dedicado às domadoras!

Setembro é o mês dedicado às domadoras!



Setembro, mês histórico para o povo brasileiro, foi reservado pelo calendário leonístico para marcar também, o ‘mês das Domadoras e da Mulher no Leonismo’.
As mulheres hoje são o coração do movimento leonístico. Não apenas pela graça e encantamento da sua presença, mas também pelo dinamismo e dedicação que demonstram á vanguarda das atividades e das promoções que realizam em benefício dos menos favorecidos.
E nós Leões, nos orgulhamos disso! O chicote, em suas mãos, é o símbolo do império da ternura. Elas domam com amor, com carinho, com a amizade verdadeira, com renúncia e sacrifício maravilhosos.

A companheira que temos é a asa que permite nosso voo equilibrado e seguro e por elas damos graças a Deus. Sem nossas DOMADORAS E COMPANHEIRAS LEÃO seríamos pássaros de asa partida e, seguramente, se conseguíssemos algum voo, este seria incerto e sofrido.

O Lions Clube é um Clube privilegiado. Em todas as suas atividades o sucesso é marcante e marcado pela presença feminina, dando aquele toque de Mao, de participação, de alegria, culminando com o amor que deve ser a base de todos os nossos propósitos. 
Não podemos prescindir do trabalho das nossas DOMADORAS E COMPANHEIRAS LEÃO, ornamentos preciosos das nossas reuniões e atividades. Se nos atiramos a grandes empreitadas é por termos certeza, de que elas estarão sempre ao nosso lado.

Á nossa frente temos o Grande Arquiteto do Universo, e á nossa retaguarda vocês, dulcíssimas Domadoras e Companheiras Leão! Obrigado por vocês existirem! Sejam felizes! Faltam muitos dias para encerrarmos nosso ano, temos ainda muito tempo para fazer a diferença, para tornarmos os verdadeiros campeões, estou certo com o esforço final de cada líder e de cada associado, poderemos festejar as nossas conquistas e comemorar as vitorias obtidas.

Qual é o sentido deste evento numa época em as domadoras estão, cada vez mais, ingressando com companheiras-leão, como associadas de Lions Clubes?

Só quem participa do movimento leonístico há muitos anos, conhece profundamente o significado. Quando apenas os homens eram associados do Lions, suas esposas, as domadoras, participavam exaustivamente de todas as atividades sociais, comunitárias (promoviam chás, quermesses e rifas para angariar fundos de campanha; teciam enxovais infantis, visitavam creches, asilos, hospitais; organizavam jantares para as reuniões do Clube – dos homens). Enfim, dedicavam muito do seu tempo ao trabalho voluntário para acompanhar o seu leão. Muito justo e merecido que, em reconhecimento a toda essa dedicação, os leões instituíssem um período para homenagear as domadoras.
Voltando ao questionamento colocado: hoje temos no Lions domadoras, companheiras-leão e companheiras–leão/domadoras. Mudou a forma de trabalhar da domadora que se tornou associada? É claro que sim: agora ela faz tudo que fazia antes e ainda ocupa cargos no Clube. Portanto, aumentaram suas atribuições. E por quê? Porque a mulher acredita nas suas potencialidades; acredita que deva dividir seus talentos; acredita que somando forças com os homens pode melhorar sua comunidade; acredita que pode melhorar o ser humano e a humanidade. E nesta crença ganha forças para fazer tudo com amor e dedicação.

Parabéns a todas as domadoras, não só porque é setembro, mês dedicado às domadoras, mas pelo seu trabalho, pelo seu empenho, pela sua doação e pelo amor que dedica ao ser humano, através do leonismo.
Assim como nosso Governador e o Presidente Internacional, eu acredito na capacidade da mulher, seja ela domadora ou companheira-leão. E mais ainda naquela que tem a maravilhosa coragem de enfrentar também o desafio de ser associada de seu Lions Clube para sorver mais intensamente o prazer de servir!

O LC Brodowski agradece a todas as domadoras pelo relevante serviço que prestam !


Um grande abraço a todas.

domingo, 4 de setembro de 2016

DIVULGAR  PARA  NÃO  NAUFRAGAR
  
Vejo com tristeza a diminuição dos Leões nas estepes Africanas.
Acompanhando os relatórios, pesarosamente noto que também em nossas “Estepes “  há um enfraquecimento em nosso  “ Grupo “ .
Como salvar os Leões Africanos? E como ampliar nossas estepes?
Para os primeiros certamente   pelas Leis de proteção Animal, reforçadas   amplamente por campanhas e conscientização para que os resultados apareçam.
Ouvimos constantemente os apelos feitos pelos CCLL Governadores, para ampliação de novos associados aos nossos clubes.
Parece que o Lions Clube Internacional, pelo menos em nosso Pais, acompanha o desenrolar   e a rotina   das estepes Africanas, habitat natural dos nossos “ Homônimos ou será “Ani-monimos “
Acredito sinceramente que nossas campanhas são restritas, tacanhas e ineficientes até certo ponto. O Urro do Leão esta limitado.
Imaginemos uma reportagem divulgando-nos em uma revista como a Veja, Caras Isto é etc...
Sabemos que para todas as centenas de milhares de necessitados, a proporção dos que de predispõem a ajudar, é ínfima, creio que entre dez e vinte no máximo.
Como encarar por mais boa vontade que se tenha, essa   imensidão carente, despreparada e totalmente dependente de ações filantrópicas?
Creio sinceramente que todo o bem que possamos fazer, deve sim, ser alardeado, principalmente em canais de grande penetração, pois, assim, provavelmente despertaremos o interesse de novos voluntários no servir.

CL OMAR NAHAS
LC RIBEIRÃO PRETO CENTRO
20 DE AGOSTO DE 2.016



DIVULGAR PARA VALORIZAR E MOTIVAR


Lendo o  artigo acima, o qual considero realmente inteligente e leonístico, além de atual, passo a dar a minha opinião, atendendo ao seu pedido.
Que bom que podemos contar com leis que defendem os nossos animais e garantem as suas sobrevivências. Só que estas leis são frias e nem sempre cumpridas. Basta ver o que fazem
com eles. Zoológicos, experiências cientificas, etc... São cruéis, mas em nossa modesta
concepção, temos que aceitar, pois dizem que é para o bem da humanidade. Então, aceitemos.

Quanto aos nossos “LEÕES”, aqueles que são associados de LIONS INTERNACIONAL, esse ainda é um caso à parte. E temos que saber aceitar e diferenciar. Afinal, cada um tem uma concepção de vida, cada um tem um modo de pensar.

A necessidade de novos associados é realmente importante, mesmo não sendo, no meu entender,
o que sustenta o movimento. Afinal, temos clubes com poucos associados que fazem muito em termos de atender às nossas principais finalidades, que é além de atender os que necessitam, faze-lo com companheirismo, com amizade, com comprometimento e responsabilidade.

Logicamente, as nossas “estepes” ainda precisam muito para serem “salvas”, mas o importante é que estamos “salvando”. Acompanhando o trabalho de dezenas de clubes do LC-6, no nosso caso, vemos que muito é feito, muito é desenvolvido, o que justifica em cada comunidade, a existência de um LIONS CLUBE.
Agora, uma outra questão entra em jogo, e como editor de boletim, mantenedor de site, de blog, de assessor de revista e do distrito, notamos que a divulgação ainda é pequena.
E qual o motivo ?

Ai entram várias questões. Uma delas é a falta de um companheiro em cada clube que sinta esta necessidade de divulgação por vários aspectos.
Uma das coisas que move o ser humano certamente é a vaidade ( e a modéstia... ).
Nesse prisma, vamos lá... se o clube nomeia um CL que não tem “intimidade” com o computador e a internet, é meio caminho para nada seja divulgado, mesmo se o CLUBE faz muito. Por isso é preciso que cada clube saiba escolher o seu SECRETARIO, o seu EDITOR DE BOLETIM, o seu ELO DE DIVULGAÇÃO.

Pode-se ter também aquele que não gostar de divulgar, sabe-se lá porque. Conheço um clube do LC-6 que faz um grande trabalho em sua comunidade, mas não divulga nada em lugar nenhum. É um clube “caseiro” que certamente tem o maior conceito em sua comunidade, mas a nível de distrito, é tido como “omisso”. E ai ????

É preciso que exercitemos de uma maneira sadia, aquela vaidade que move o ser humano. Ver e saber que tudo que o seu clube, o seu grupo faz deve dar a cada um a satisfação e certamente a motivação para continuar fazendo.
Pode-se dizer também então se deve fazer por vaidade ? Claro que não... Mas deve ser um motivo para ser visto e perceber que quando alguém valoriza o que você faz, e principalmente se faz pensando no seu próximo, pode ser motivador para continuar sendo feito.

E isto percebemos no WhatsApp... quantas atividades estão sendo divulgadas, quantas visitas estão sendo feitas interclubes, quanto coisa é feita e divulgada lá.

Mas, o universo do WhatSapp, falando do nosso Distrito LC-6 é pequeno, e parece que muitos não se aperceberam disso, e então não usam o canal competente para a divulgação de suas atividades, que é o site e o blog oficial do distrito, que tem uma penetração enorme, seja a nível de visitas de companheiros, como de pessoas que navegam por ela, e tomam conhecimento de tudo que o leonismo faz (pelo menos daquilo que é divulgado)...., inclusive no exterior. E a penetração do WhatsApp é apenas entre companheiros.  E as comunidades ?? e as autoridades constituídas ?? Precisam tomar conhecimento também das atividades realizadas. E ai, com mais credibilidade, certamente o apoio, o incentivo será ainda maior.
E olhem, companheiros, que meios e maneiras de divulgar são inúmeros dentro do próprio Lions, que oferece suporte para os clubes. E se o assessor tiver realmente aquele comprometimento com a divulgação para valorizar e motivar, ainda se tem em suas comunidades, jornais, tvs e mais, além ainda que se pode fazer boletins de clubes que circulem em suas comunidades e não apenas entre os clubes, entre os distritos e entre os companheiros.

Ainda estamos gatinhando nesse sentido, mas com os CCLL vendo essa realidade, quem sabe comecem a usar mais e verem mais divulgados os seus atos e suas atividades.
 Pelo menos neste ano, temos um assessor do LC-6 que tenta se preocupar com isso, e divulgar dentro do site e do blog, o que ocorre no leonismo e no leoismo. Pelo menos daquilo que ela toma conhecimento, pois como se vê, os clubes ainda não estão devidamente sintonizados com este canal de divulgação.  Até quando ele vai, não sei. Parece que já está “entregando os pontos” E então, que o próximo assessor da Governadoria, neste ano ainda quem sabe, e que a cada ano, façam ainda melhor e mais em termos de divulgação.

Se não caminharem neste sentido, então ai assim, teremos que aceitar que o LEONISMO passa a ser “caseiro”, onde os clubes são atuantes mas não são conhecidos distritalmente.

Finalizando, ainda acredito no leonismo. No companheirismo, e no serviço desinteressado.
Mesmo que não vejamos em nossa internet a realidade de cada clube.
E que aceitemos então que pelo menos a nível de comunidade, o LIONS existe e trabalha.

Que saibamos então conciliar estas realidades: DIVULGAR PARA VALORIZAR E MOTIVAR, e que não pensemos DIVULGAR PARA NÃO NAUFRAGAR.


CLMJP ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA
LC BRODOWSKI
04/setembro/2016