sexta-feira, 22 de abril de 2016

COMPANHEIRA / DOMADORA

Qual foi o caminho percorrido para o ingresso da mulher no Lions como associada?


Desde os primeiros passos de Melvin Jones, em 1913, para a fundação do Lions, ele foi auxiliado por sua esposa Rose Amanda Freeman, que assim marcava a presença da mulher no Lions.
Em outubro de 1917, durante a 1ª Convenção de Lions realizada em Dallas no Texas, EUA foi aprovado o ingresso da mulher como associada. Compareceram 36 Delegados e era Presidente William P. Woods.
Na 2ª Convenção, realizada em agosto de 1918, em Saint Louis, Missouri - EUA a resolução da Convenção anterior foi revogada, suspendendo o ingresso da mulher como associada. Compareceram 66 delegados e era Presidente L.H.Lewis. Não se tem noticia do ingresso de alguma mulher no período 1917/1919.
Em 1920, foi fundado o 1º Clube das esposas dos associados do LC de Quincy, denominado Lioness Club of Quincy (Illinois) com o objetivo de ajudar e colaborar com aquele Lions Clube. Foi eleita Presidente Lois Dudley. Esse Lioness Clube não tinha qualquer relacionamento administrativo com o Lions Clube.
Em junho de 1925, durante a 9ª Convenção, realizada,em Cedar Point, Ohio- EUA sob a presidência do canadense Harry A. Newmann foi outorgado a Helen Keller ,o titulo de Sócia - Honorária de Lions Internacional, tornando-a assim a 1ª Mulher a ser associada. Na mesma ocasião.a distinção foi estendida para Ann Sullivan Macy, preceptora de Helen Keller, que se tornou a 2ª mulher a ser associada(Honorária) de Lions.
Em 05 de dezembro de1957 foi fundado o Leo Club de Abington High School, aberto a moças e rapazes, era o 1º Leo Clube fundado.
Em 15 de outubro de 1963 foi fundado em São Paulo, o Clube de Castores - Ginásio Stanford, clube aberto a jovens de ambos os sexos.
Em26 de agosto de 1969 foi fundado o Leo Clube de Maceió - Lagoa, o 1º Leo Clube brasileiro, também aberto para jovens de ambos os sexos.
Em 24 de dezembro de 1975 foi fundado o Lioness Club de Mount Pleasant no estado de Carolina do Norte - EUA, constituído unicamente por mulheres,
Em 1976, Betty Schweiss do Lioness Club de Fox-Lake (Illinois) torna-se a 1ª Lioness reconhecida pela Fundação de Lions Internacional, "Amiga de Melvin Jones".
Em 26 de setembro de 1977, apadrinhado pelo Lions Clube do Rio de Janeiro - Mater Clube, foi fundado o Lioness Clube do Rio de Janeiro, o 1º Clube, presidido por Dolores Matheus.
No AL 1976/1977 o CL João Fernando Sobral, Presidente Internacional apresentou à Diretoria Internacional, proposta para o ingresso da mulher como associada. A proposta foi rejeitada no Comitê.
No AL 1985/1986, durante a 69ª Convenção Internacional, realizada em New Orleans Louisiana - EUA, sendo Presidente Joseph L.Wroblewsky foi apresentada proposta para o ingresso de mulheres, não sendo aprovada por não atingir o "quorum" necessário.
No AL 1986/1987, durante a 70º Convenção Internacional, realizada em Taipei, Taiwan, sendo Presidente Stan A. Akestann, com o quorum de 77% dos votos dos Delegados, foi aprovado o ingresso da mulher no Lions, em 4 de julho,quando ocorreu o ingresso da 1ª mulher na Associação Internacional de Lions, MARIA NYDIA MANZANO DE FREITAS, apadrinhada pelo CL Salvador Sindona Filho , como associada do Lions Clube de Assis - São Paulo (DLB-1).
Notas Soltas: A primeira Governadora do mundo foi LOUISE COLOMBANI (06.05.1922) do LC Bastia Kalliste, da cidade de Bastia, França, Distrito 103-CC, Governadora no AL1991/1992.
No Brasil não houve a primeira governadora, mas sim as quatro primeiras Governadoras no, no AL 1995/1996:
CaL Maria Seleneh S. Moreira Pires Distrito L-2 (atual LA-2) Salvador/BA
CaL Tereza Costa E Silva Distrito L-3 (atual LC-1) Rio de Janeiro/RJ
CaL Maria Letícia Barros Gonçalves Distrito L-5 (atual LC-3) Campinas/SP
CaL Wilma Barros Barreto Distrito L-14 (atual LA-3) Aracaju/SE
A primeira Governadora na América do Sul foi MIREYA M. DE NOGUERA - Lions Clube Lambare, Distrito M, Paraguai, Governadora no AL 1993 /1994.
No período de 1995/1996 - 2005/2006 37 Companheiras - Leão foram Governadoras de Distrito no Brasil
A primeira Diretora Internacional foi NILOFER BAKHTIAR, de Rawalpindi, Paquistão, no AL 1999/2000.
A primeira Presidente do Conselho de Governadores no Mundo foi JUDY GRANT, do Canadá, Distrito A-5, no AL 1993/1994.
A primeira Presidente do Conselho de Governadores no Brasil foi MARIA ROSILENE MESTRE MEDEIROS , do Distrito LB-2, AL 2003 / 2004
A designação " Companheira - Leão " foi aprovada durante a 36ª Convenção Nacional realizada em 1989, em Belo Horizonte, quando houve um plebiscito para a escolha do nome da associada do Lions, ganhando a designação "Companheira- Leão".
Na 38ª Convenção, em Porto Alegre, foi ratificada a escolha que passou a vigorar desde então.
O mês da Domadora é celebrado em Setembro. Aprovado na 8ª Convenção Nacional realizada em Porto Alegre, moção proposta pelo Lions Clube São Paulo - Indianópolis com emenda do Lions Clube de Campos - RJ.
Posteriormente, por decisão do Conselho Nacional de Governadores do Distrito Múltiplo L 1997/1998 passou a ser denominado " Mês da Domadora e da Mulher no Leonismo ".
A designação "Domadora" foi a expressão criada por Armando Fajardo em maio de 1952, logo após a fundação do Leonismo, para substituir a expressão Leona ,em uso nos Clubes de idioma espanhol.
Sobre esta expressão são transcritas as palavras de Branca Fajardo, Domadora de Armando Fajardo, publicadas no livro Uma História do Leonismo no Brasil :"Uma noite aqui em casa, em uma das muitas e habituais reuniões de Armando e Nivaldo, discutia-se a tradução para o português de inúmeras palavras e interpretações usadas no Leonismo, e que traduzidas do inglês para o espanhol não tinham o mesmo significado e representavam fatos ou coisas que não correspondiam aos usos e costumes brasileiros .Assim foi como a palavra LEONA, de uso nos países de língua espanhola para significar a esposa do leão, que não foi aceita por não ser uma expressão que caracterizasse o seu papel. Surgiu então, dada por Armando, a expressão DOMADORA, não como aquela que doma, mas, sim aquela que junto com o Leão realiza e participa de uma atividade. Tal expressão traduzia melhor a participação permanente do casal em qualquer atividade, costume consagrado no Brasil ."
O primeiro Lions Clube constituído apenas por mulheres foi fundado em 25 de setembro de 1989, Lions Clube de Juiz de Fora - Novo Horizonte - MG.

* CL Alexandre Campos da Costa e Silva
Ex-Governador do Distrito L-3 AL 197l/72 - Atual LC-1
E-mail: atcslions@yahoo.com.br

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­====================================================

Obs.: No Distrito LC-6, a 1ª. Governadora foi a CaL ANA MARIA BONONI DE BARROS, no AL 2008/2009 ( LC MATÃO). E também a CAL MARIA APARECIDA DESTITO PELLIZZON, do LC ORLANDIA, eleita 2ª. VICE GOVERNADORA AL 2016/2017



Em FRANCA-SP, existe o LIONS CLUBE FRANCA INOVAÇÃO, integrado somente por companheiras atualmente presidido pela CaL Sonia Maria Gera.


A HOMENAGEM DO DISTRITO LC-6 e do BIG a todas as
COMPANHEIRAS e DOMADORAS .
Neste AL 2015/2016, 22 clubes (34,3%) são presididos por uma COMPANHEIRA LEÃO, o que comprova a grande força e amor ao leonismo de todas.
LC ALTINÓPOLIS, LC BARRETOS, LC CAJURU, LC DUMONT, LC FRANCA CENTRO, LC FRANCA INOVAÇÃO, LC FRANCA SOBRAL, LC GUARÁ, LC ICEM, LC INDIAPORÃ, LC IPUÃ, LC MONTE AZUL PAULISTA, LC NEVES PAULISTA, LC OLÍMPIA, LC PALMEIRA D´OESTE, LC PEDREGULHO USINA DE ESTREITO, LC POLONI, LC RIB. PRETO CAMPOS ELÍSEOS, LC SANTA FÉ DO SUL ESTANCIA TURÍSTICA, LC SERTÃOZINHO CENTENÁRIO, LC TANABI e  LC TAQUARITINGA,  

A grandiosidade da mulher, de cada uma,  está em entender que o sucesso está em revermos nossas atitudes. Se ajudarmos uma companheira a fazer sucesso em nosso clube, nós também fizemos sucesso, independente do sexo ou do cargo. O que eu faço contribui para o sucesso do clube e a felicidade dos menos favorecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário